Mensagem do Presidente

< Voltar para a Home

No CTC – Centro de Tecnologia Canavieira, criamos tecnologia para um futuro sustentável. Ao completar 50 anos, em 2019, reafirmamos nossa missão de desenvolver soluções de biotecnologia de ponta para alavancar o setor sucroalcooleiro no Brasil. Somos a única empresa com infraestrutura, conhecimento e tecnologia para impulsionar a produtividade da cana, que permaneceu estagnada nas últimas décadas no país.

Os resultados desse ano atestam que estamos no caminho certo. Atingimos nossas metas para o ano, tivemos um forte crescimento e fomos capazes de aumentar ainda mais nossa rentabilidade. Nossa receita cresceu 31,1% enquanto o EBIT operacional subiu 55,8% em comparação ao exercício anterior. Isso foi possível pois mantivemos nossa estratégia de acelerar os ganhos de participação de mercado de nossas variedades premium e com nossas variedades geneticamente modificadas, além de assegurar progressos no desenvolvimento de nossas plataformas tecnológicas, que avançam em três frentes, sendo duas delas no campo da genômica: (i) a transgenia, que permitirá desenvolver e lançar novas variedades que incorporem características de outras espécies; e (ii) a edição genômica, que utilizará novas tecnologias para ativar ou desativar características já presentes no código genético da própria cana-de-açúcar, reforçando ou atenuando traços que afetem o desempenho da planta em termos de resistência, maturação, teor de sacarose e outros, conforme o necessário. A terceira frente, e talvez a mais disruptiva, é a semente artificial, que libertará o agricultor das restrições impostas pelas características intrínsecas da cana-de-açúcar e aumentar exponencialmente a eficiência da cultura.

Inovação está no nosso DNA e é um dos pilares de nossa estratégia. E para fortalecer essa capacidade de inovar, também utilizamos as oportunidades oferecidas pela digitalização.

 

Cada vez mais faremos uso de tecnologias disruptivas e de ponta na cadeia de valor. O CTC usará o poder dos dados para alavancar os ganhos da biotecnologia, trazendo para o setor sucroalcooleiro benefícios que vão muito além daqueles contidos nas plantas propriamente ditas – permitindo, por exemplo, ajustar com precisão o cultivo às características de cada propriedade.

Os ganhos de produtividade com as variedades transgênicas também ajudam o meio ambiente, e esse compromisso ambiental está na essência do CTC. Temos o objetivo de reduzir o impacto ambiental da produção agrícola e, para isso, desenvolvemos novas tecnologias que permitem um crescimento sustentável aos agricultores não apenas por reduzir as necessidades de recursos, como insumos, pesticidas, fertilizantes e água, mas também por permitir uma aplicação mais precisa, quando necessário. Estamos falando de um impacto estimado entre 2020 e 2035 de redução da ordem de 80.000 toneladas de pesticidas e herbicidas, economia de 1 bilhão de litros de diesel em operações agrícolas e de 4,5 trilhões de litros de água para irrigação, e ainda a redução de 1,3 bilhões de toneladas de CO2 ao substituirmos gasolina por etanol. Além disso, a crescente produtividade não requer expansão de área de cultivo, o que garante a diminuição do desmatamento e manutenção de áreas silvestres.

Estamos bem posicionados para o avanço e cumprimento de nossos desafios estratégicos, para impulsionar o crescimento continuado acima da expectativa de mercado e oferecer melhorias adicionais em rentabilidade, retorno e sustentabilidade. Trabalhando ao lado de nossos stakeholders, criaremos um futuro melhor. Sentimo-nos muito motivados por tudo que já identificamos e pelo que ainda alcançaremos juntos.

Em nome do CTC, gostaria de agradecer a todos os nossos clientes, parceiros de negócios, acionistas, funcionários e colegas, bem como aos nossos comitês executivos, por este excelente ano para a Companhia. Seguiremos trabalhando para manter nossa posição como a principal referência em tecnologia canavieira no Brasil.

Confira o Relatório de Sustentabilidade 2019 – 2020 na íntegra clicando aqui